Monte da Casteleja

Algarve Resident – Setembro 2014 – Wine Talk

Algarve numa garrafa

Monte da Casteleja Rosé 2013

No rótulo traseiro deste rosé Algarve, o produtor arredonda sua descrição do vinho com “Verão em um copo”. Eu não discordo, mas isso se aplica a praticamente qualquer acervo considerável garrafa de rosé wellchilled. O que torna este rosé diferente é não só a variedade de uva (Bastardo), mas também o fato de que é produzido organicamente aqui no Algarve, perto de Lagos. A uva Bastardo pode ser melhor conhecido como um varietal na região da Bairrada – e como uma mistura de uvas no Douro – mas tem sido cultivada aqui no Algarve e é uma das variedades regionais tradicionais que enólogo Guillaume Leroux estabelecidos para reinventar quando ele começou a sua vinícola em 2000.

Hoje, Monte da Casteleja é conhecida por produzir vinhos em um estilo todo próprio, influenciado pela região de Bordeaux – onde Guillaume foi levantada -, mas fiel à essência do Algarve.
Esta 2013 rosé é bastante diferente dos rosés anteriores deste produtor, que foram feitas a partir de uma mistura de uva Alfrocheiro local com Bastardo. A cor rosa salmão pálido com tons marrons esconde um incomum mas muito sedutor vinho, combinam melhor com o emparelhamento alimentos do que quaffing verão. No nariz, existem subtis notas de frutos vermelhos, mas é o paladar surpreendentemente rica com um final longo que fazem deste vinho destacam-se a partir de qualquer rosé Algarve Eu tentei. Excelente valor de € 5 a € 6 em supermercados.