Monte da Casteleja

Um “terroir” especial… e biológico

O Terroir


é a combinação entre as principais características capazes de dar forma e identidade a um vinho.
São elas:

–   as castas, o solo, o clima e o escultural trabalho do homem.

Nós acreditamos que temos um “terroir” especial aqui no Monte da Casteleja.

 

O Solo


O solo argilo-calcário, com características únicas nesta região, é muito apto para a cultura da vinha.

A água introduz-se em profundidade no seu interior e é retida, aí ficando nas raízes durante o verão, altura em que as plantas dela necessitam mais.

De maneira a reduzir as necessidades de água tornou-se muito importante diminuir  a força e o vigor da vinha, de, por isso incrementamos o número de plantas por hectare, diminuindo a distancia das linhas para 2,00mt em vez dos habituais 2,70 – 3,00 mt aumentando assim a competitividade e forçando as raízes a irem em profundidade.

Com uma precipitação média de  400mm/ ano o crescimento da vinha ficaria muito limitado, porém com a proximidade do mar a humidade é alta e as plantas sofrem menos de stress hídrico no verão, fazendo uma maturação lenta e prolongada.

A decisão de instalar rega seria prioritária mas com o nosso subsolo a ficar com a água cada ano mais salgada e sabendo da dificuldade de gerir o enorme vigor a que as plantas estariam sujeitas, decidimos não regar a vinha no sistema artificial de gota a gota. Quando é absolutamente necessário tentamos “imitar” a natureza regando apenas durante uma noite, como se duma enorme chuvada se tratasse.

Nesta região os ventos do norte, as chamadas “nortadas”, sopram frequentemente no final dos dias do verão, refrescando as noites e dando maior concentração de cor e aromas dentro dos bagos.

 

O que é a agricultura Biológica?


A agricultura biológica é um modo de produção agrícola que garante a preservação do meio ambiente, da biodiversidade e do futuro da terra.

Caracteriza-se por ser:

– SOCIALMENTE RESPONSÁVEL – implica agricultores e consumidores, na responsabilidade de produzir alimentos de forma equilibrada a nível ambiental, social e económico.

– ECOLÓGICA – Baseia-se na interacção equilibrada do homem e dos solos, plantas e animais, com base na noção de que cada elemento afecta os restantes.

– SUSTENTÁVEL – Utiliza recursos naturais renováveis, de forma a minimizar todas as formas de poluição que possam resultar das práticas agrícolas.

Garante a conservação e o melhoramento da fertilidade dos solos a longo prazo. Utiliza de forma menos intensiva os solos. Restringe o uso de fertilizantes. Recorre a produtos naturais para combater doenças e infestantes abolindo por completo o uso de pesticidas.

O MONTE DA CASTELEJA encontra-se em MODO DE PRODUÇÃO BIOLÓGICO desde 2008 certificado pela Sativa.

 

Certificado nº AB0361UT 2015-2016

 

 

A Viticultura no Algarve


A viticultura é uma actividade muito antiga que remonta ao período dos romanos. cuja presença tem vestígios deixados nas áreas circundantes da quinta e até mesmo dentro dela, através de variados pedaços de cerâmica e mosaicos encontrados. Os arqueólogos acreditam que Lagos, inicialmente chamada de “Lacobriga” nasceu neste vale com o mar chegando muito perto da propriedade nessa época.

Quando os mouros invadiram a península Ibérica a aqui ficaram por muitos séculos, eles continuaram a actividade do cultivo da vinha e também trouxeram novas culturas como a amendoeira e figueira. Foram eles também os pioneiros a desenvolver os sistemas de irrigação por gravidade, ainda existentes na quinta. A conquista pelos portugueses fez aumentar a produção de vinho que através da excelente localização de Lagos era exportado para diversos países.

No início do séc. XX, durante a infecção da filoxera, uma doença que destruiu quase todos os vinhedos da Europa, os produtores de vinhos do Porto para satisfazer as suas encomendas, vieram comprar milhares de litros de vinho ao Algarve pela sua excelente qualidade.

Actualmente no Algarve a área de vinhas tem de cerca 3.000ha, e as uvas são transformadas em vinho por cooperativas e produtores independentes. A região do Algarve tem 4 Regiões de Origem Demarcada : Lagos, Portimão , Lagoa , Tavira, cada uma com diferentes variedades de castas e solos preenchendo uma estreita fatia de terra bem perto do mar.